segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Claro Dados EDGE - Primeiras Impressões

Olá!

Acabei de ler o post "Tim Web – Primeiras Impressões" do vagnerpl no blog Assunto Aleatório e me deu vontade de falar um pouco do Claro Dados EDGE.
Eu contratei esse serviço faz pouco mais de 40 dias em uma revenda da Claro na cidade de Bastos.

Aquisição

Muito simples, fácil e rápido. Na época contratando um pacote de 500MB ganhava a placa ou modem usb grátis (eu optei pela placa GC86 da Sony), o primeiro mês grátis e os 5 próximos com 50% de desconto. O que me deixou descontente foi o primeiro mês gratis, não sei por que diabos não ganhei o mês inteiro, ou seja 30 dias, ganhei apenas 5 dias que são os dias contados da data de ativação até data de fechamento da fatura (calculado conforme a data de opção de vencimento da conta).

Ambiente de instalação

Como só uso windows foi fácil era só clicar em next, next, next e finish.

Performance

É razoável, segundo o site da Claro a velocidade fica entre 130 e 170 kbps (download) mas com o aplicativo que vem junto com a placa consegui observar picos de 115 kbps (download) e usando sites medidores de velocidade a média é de 60 kbps (download). É muito mais que uma conexão discada, mas nem se compara a velocidade da rede 3G descrita no blog da Bia Kunze.
O tempo para encontrar um site é demorado. Mas depois que encontra fica normal.
É suficiente para ver email, acompanhar cotação da bolsa, etc.
Tem seus momentos de instabilidade, as vezes pára de navegar, daí tem que desconectar e conectar novamente.

Pontos positivos

- Todas as citadas pelo vagnerpl, principalmente ficar longe da Telefonica.

Pontos negativos

- Ainda é caro (pelo que oferece em contrato).
- Tem limite de download.
- Instável, as vezes precisa desconectar e conectar de novo pra voltar a navegar.
- Mais instável ainda com o carro em movimento.
- As vezes conecta mas não navega.
- A placa é bloqueada, não dá pra pôr um chip da Tim Web nele.

Conclusão

A idéia é boa, mas o serviço ainda precisa melhorar, principalmente o atendimento que demora muito e nem sempre dá uma resposta precisa, e olha que eu ainda acho o atendimento da Claro melhor que o da Telefonica. Quando acabar o contrato de fidelidade vou cancelar se não melhorar.
Quem sabe com o 3G eu não mude de idéia.

Até mais

Um comentário:

mulata baiana disse...

oi, tenho uma internet movel da tim, no inicio achei muito lenta mas baixei uns aceleradores que fizeram ficar tão rapido como quando eu acesso numa lan house.estava pensando entrocar para a claro , a tim me da um plano de 1 giga mensal a 50 reaisa mes e a claoro me oferece a 60 o mes mas me da 2 gigas.nunca experimentei e aqui ainda não chegou 3g, e so banda larga.o do tim não vem lacrado e vc pode trocar por outro chip de outra operadora.
li um anuncio que a nova geração da claro 3g, vira sem limite de internet vc so pagara pela velocidade, a mais baixa 50 e a mais alta 100 reais.